19 de mar. de 2012

"O Hobbit", de Peter Jackson



Peter Jackson era um cineasta essencialmente "filmes z" no início de sua carreira (com filmes como o ultra-trash "Fome Animal"), mas, a partir do filme "Almas Gêmeas", decidiu se dedicar a um cinema mais "sério" e "sofisticado", culminando na trilogia "O Senhor dos Anéis". Mas não, não é dessa vez que Jackson voltará a fazer jus ao tipo de cinema que o lançou (provavelmente nunca voltará): depois de um filme mais intimista (o fracasso "Um Olhar do Paraíso" - que eu acho um bom filme), Jackson volta ao cinema blockbuster, com mais uma adaptação de J.R. Tolkien, "O Hobbit". Narra uma história anterior ao "Senhor dos Anéis", e mostrará o primeiro encontro de Bilbo Bolseiro (neste filme, interpretado por Martin Freeman, o Arthur Dent da adaptação cinematográfica de "O Guia do Mochileiro das Galáxias") com Gollum (uma pessoa mais afeita à trama da série, o que não é meu caso, certamente proporcionaria uma melhor sinopse). Seria mais um sucesso na carreira de Peter Jackson? "O Hobbit" tem estréia programada para 14 de dezembro deste ano, provavelmente mirando a temporada de premiações. Veja o trailer abaixo:


12 de mar. de 2012

"Frankenweenie", de Tim Burton



Após o grande sucesso (de público, ao menos) de "Alice no País das Maravilhas", Tim Burton retorna ao início de sua carreira para fazer um remake de um curta-metragem realizado em 1984, Frankenweenie, dessa vez se utilizando da animação stop-motion e 3D, além, é claro, de um formato de longa-duração (mantendo, no entanto, o preto-e-branco original). O filme é uma espécie de paródia (bem como uma homenagem) da famosa estória de Mary Shelley, Frankenstein, mas, aqui, o cientista é um garoto e o monstro, seu cachorro. Burton já é bastante familiarizado com esse tipo de animação, tendo realizado seu primeiro curta, o ótimo Vincent, em stop-motion, além de ser produtor e roteirista de "O Estranho Mundo de Jack" e diretor de "A Noiva Cadáver"; tendo em vista as belas incursões no formato pelo cineasta, só resta torcer para que Frankenweenie faça jus à fama do diretor. Nos Estados Unidos, o filme estreará em 15 de Outubro deste ano; nós do Brasil, pelo visto, teremos que esperar ainda mais um pouco. Veja o trailer logo abaixo:

9 de mar. de 2012

"Vinil Verde", de Kléber Mendonça Filho

Este é o primeiro curta do cineasta (e também crítico de cinema, mais conhecido pelo site Cinemascópio), vencedor de prêmios no Festival de Brasília e selecionado pela Quinzena dos Realizadores em Cannes. "Vinil Verde" é visivelmente inspirado nas técnicas utilizadas por Chris Marker em seu clássico curta-metragem "Le Jetée" (talvez o maior dos filmes de curta duração) para narrar uma espécie de conto de horror infantil: uma criança recebe de sua mãe uma caixa de discos, mas a garota é proibida de ouvir o vinil verde. O ritmo mais calmo, aquele das cantigas de criança, do quarto cheio de bonecas e do canto dos passarinhos do lado de fora do apartamento, lentamente vai ganhando contornos obscuros (a narração, sóbria e pausada, ajuda muito) na medida em que a doçura da infância vai se diluindo na curiosidade de um universo desconhecido. Kléber Mendonça tem outros curtas prestigiados e que merecem ser conferidos, como "Eletrodoméstica" e "Recife Frio", e, no momento, está preparando seu primeiro longa-metragem, que irá se chamar "O Som ao Redor".

Confira o curta no youtube:


Obs.: O que está disponível no youtube não tem muita qualidade, caso queira vê-lo no vimeo ele é bem melhor http://vimeo.com/10024257)

7 de mar. de 2012

22º CINE CEARÁ, Inscreva-se!


Olá leitores, antes de começar gostaria de me apresentar. Para quem não me conhece, meu nome é Gabriel, já participei de alguns curtas como Ator, Maquiador e Diretor de Arte. Estive afastado("Carreira Solo" kkkkkkk) e agora estou retomando a equipe. Eu me comprometi a entretê-los toda quarta, provavelmente com Tutorias, Making offs, Notícias sobre Festivais e etc... Mas enfim... Deixando a apresentação de lado, vamos ao real conteúdo do post.

22º Cine Ceará-Festival Ibero-americano de Cinema.
"Depois de mais de duas décadas entre os maiores festivais de cinema do pais, o evento cultural mais antigo do Estado vem consolidando sua importância no calendário internacional de festivais ibero-americanos."

É isso ai pessoal depois de muita espera, finalmente chegou a hora, onde nos sonhadores temos a oportunidade de mostrar nosso potencial. O festival acontecerá em Fortaleza, Ceará entre os dias 1 e 8 de junho de 2012. As inscrições estão abertas desde 23 de fevereiro e vão até 31 de Março de 2012.

6 de mar. de 2012

Pelo ralo desce só a lama!

Muitos conhecem a expressão “descer pelo ralo”, mas nós a sentimos ressente quando precisamos cancelar nosso mais ousado projeto (parece que ele foi ousado demais kkkkk). Bem, o constante descompromisso de parte do elenco seja faltando reuniões e ensaios, seja estudando o papel, enfim. Agora, depois de gastarmos muito tempo, trabalho e dinheiro neste projeto, o colocamos na gaveta e retomamos a estrada! Produzir cinema no Brasil é difícil, produzir cinema no Ceará é mais difícil, produzir cinema sem muitos recursos, apenas com uma câmera barata, uma ideia na cabeça e muito empenho e vontade é muito mais difícil, mas a conquista será muito mais saborosa! Nós não desistiremos tão fácil, e já temos outros projetos na cabeça, como o festival do minuto, o 22º Cine Ceará, o nosso projeto de stopmotion, que breve faremos algumas experimentações com outros tipos de materiais e muito mais! É isso ai, como diria o mestre Glauber Rocha, “câmera na mão, ideia na cabeça!” E vamos continuar, porque o que desceu pelo ralo foi a lama, o que é de bom continuou! =D

"Mãe e Filha", de Petrus Cariry



Eu tive o prazer de ver este filme, dirigido pelo cearense Petrus Cariry (filho de Rosemberg Cariry), no Cine Ceará de 2011, mas sua estreia nacional ocorrerá este mês, no dia 16. É o segundo longa de Petrus (o primeiro, "O Grão", também foi muito elogiado), narra a história de uma mulher que viaja para o sertão para reencontrar sua mãe, trazendo, também, seu filho natimorto. Na verdade, falar a fundo de uma "sinopse" para "Mãe e Filha" é um erro, pois é um filme que se importa mais, na verdade, com o que está oculto na relação entre as personagens-título, mergulhando menos na linearidade e mais nas sensações que movem as personagens. Cinema de atmosfera, que retira do silêncio, dos mínimos sons e dos espaços, e dos fantasmas (memórias, perdas) que os habitam. "Mãe e Filha" também dialoga muito com algumas características bastante presentes em cineastas contemporâneos, remetendo, por exemplo, ao tailandês Apichatpong Weerasethakul (não tentem pronunciar o nome) ou do argentino Lisandro Alonso (para ficar em um nome mais conhecido: também pode agradar a quem gosta de Terrence Malick), mas é uma obra, é claro, com brilho e intensidade própria.


Confira o trailer de Mãe e Filha

2 de mar. de 2012

Adágio (2000), de Garri Bardin


Entrando na onda de filmes em stop-motion que a Filmes Z recentemente adentrou (com o curta-metragem Wurms), venho aqui falar sobre um dos grandes exemplares desta técnica, o curta Adágio, do russo Garri Bardin, realizado em 2000. O ritmo é extremamente solene e a trama se desenrola elaborando uma áspera crítica social, à nossa incapacidade de conviver com diferenças e nossa tendência à uniformizar e padronizar, bem como pode servir como uma metáfora ao cristianismo e à cegueira comumente atribuída pelos seus seguidores. Ao contrário dos curtas de outro mestre do stop-motion, Jan Svankmajer, Adágio não é feito, por exemplo, com a utilização de massa de modelar, e sim, curiosamente, com origamis. Vale ver!