9 de mar. de 2012

"Vinil Verde", de Kléber Mendonça Filho

Este é o primeiro curta do cineasta (e também crítico de cinema, mais conhecido pelo site Cinemascópio), vencedor de prêmios no Festival de Brasília e selecionado pela Quinzena dos Realizadores em Cannes. "Vinil Verde" é visivelmente inspirado nas técnicas utilizadas por Chris Marker em seu clássico curta-metragem "Le Jetée" (talvez o maior dos filmes de curta duração) para narrar uma espécie de conto de horror infantil: uma criança recebe de sua mãe uma caixa de discos, mas a garota é proibida de ouvir o vinil verde. O ritmo mais calmo, aquele das cantigas de criança, do quarto cheio de bonecas e do canto dos passarinhos do lado de fora do apartamento, lentamente vai ganhando contornos obscuros (a narração, sóbria e pausada, ajuda muito) na medida em que a doçura da infância vai se diluindo na curiosidade de um universo desconhecido. Kléber Mendonça tem outros curtas prestigiados e que merecem ser conferidos, como "Eletrodoméstica" e "Recife Frio", e, no momento, está preparando seu primeiro longa-metragem, que irá se chamar "O Som ao Redor".

Confira o curta no youtube:


Obs.: O que está disponível no youtube não tem muita qualidade, caso queira vê-lo no vimeo ele é bem melhor http://vimeo.com/10024257)

2 comentários:

  1. Das coisas mais bizarras que eu já vi. Ótima escolha de curta.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo sempre trazendo excelentes postagens! Realmente é meio estranho e bem diferente do que estamos acostumados, mas é muito bom! Concordo com a Jésca, ótima escolha!

    ResponderExcluir