Mostrando postagens com marcador Nosso curta. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Nosso curta. Mostrar todas as postagens
29 de fev. de 2012
Wurms
Bem, demorou, mas saiu. O primeiro stopmotion da Filmes Z. Vocês bem sabem como é trabalhoso fazer um desses. Os velhos 24 quadros por segundo em formato de cinema e os 30 quadros por segundo em vídeo. A paciência tem que ser grande e é, somente a ansiedade em ver o trabalho final terminado é que atrapalha um pouco. Além do que a equipe se gasta em outros trabalhos paralelos. A gente tem que cuidar de cada frame pra que tudo dê certo e por aí vai num trabalho hercúleo. Tem a edição, a sonorização, isso pra falar em processos finais, enfim. A vontade de ver a coisa pronta cresce a cada processo terminado. Decidimos fazer algo um tanto experimental, com padrões de desconstrução bem evidentes. Apesar do nosso tutorial mostrando como construir os bonecos (confira aqui), decidimos usar outros indivíduos não humanoides. Tínhamos os bonecos já prontos durante o processo de criação da história, mas o tema escolhido (natureza) acabou fazendo que nos focássemos nos bichinhos. A abordagem surreal também foi um diferencial nessa animação. Há quem goste a quem não, mas isso faz parte. O tema ecológico presente agradou a todos. Agrada muito ouvir os palpites sobre o que a obra quer dizer além dos temas mais claros. Há também outros signos sutis que despertaram interpretações absolutamente diversas; e existem também aqueles que dizem somente viajar na imagem dos monstrinhos e vermes que se mexem. Esse curta é realmente recheado de ideias ocultas, outras nem tanto, mas no conjunto que tentamos exibir, tudo se encaixa. Alguém pode descobrir a ideia geral desse conjunto, mas isso não importa tanto, a obra também pertence a quem a assiste e está sujeita à infinitas interpretações. Temos pensado em fazer novas animações, talvez dessa vez experimentando outros materiais além da massa de modelar, mas isso é assunto a ser decidido depois. O que posso assegurar com certeza é que um novo curta de animação vai sair... Talvez antes do que pensamos. Confiram abaixo Wurms, a nossa primeira animação!
13 de set. de 2011
Economicamente viável
Na viagem técnica à Guaramiranga, para o XVIII Festival Nordestino de Teatro, a Filmes Z, devidamente equipada, preparou um curta para fazer na cidade serrana cearense. Peguei um velho roteiro do fundo do nosso baú, recheado de roteiros e projetos inéditos. Busquei um simples, que não gastasse muito, e colocamos a mão na massa. Não foi uma produção grande como outras que virão, mas ainda assim um trabalho interessante e prazeiroso de fazer. Em dois dias produzimos essa pequena pérola underground de comédia... Espero que vocês apreciem... E vem mais por aí, galera, agora em HD. Então, mais uma vez, espero que apreciem este trabalho. Ah, e gostando, por favor não esqueçam de postar nas páginas do facebook, orkut, ou mandar o link pelo twitter. Abraço a todos
7 de set. de 2011
As quatro fases da embriaguez
E eis que aqui estou com a imensa satisfação em apresentar um novo curta. As quatro faces da embriaguez. Um curta sobre os efeitos da bebedeira. Eu me senti muito contente em fazer esta comédia, gravar uma externa depois de tanto tempo - e claro, ter que superar as dificuldades que isso acarreta. Como em qualquer outro trabalho que realizei antes, depois de ver o curta pronto, percebo que poderia ter melhorado algumas coisas, mas paciência, tudo faz parte do caminho do aprendizado. Acredito que com a ajuda dos membros e de vocês que prestigiam nosso blog a Filmes Z vai longe. Ah, e logo, logo tem um curta novo chegando. Obrigado, e fiquem com As quatro fases da embriaguez... Sabe que tá me dando uma vontade de tomar uma cervejinha...
30 de ago. de 2011
A walking in life
E é com grande prazer que venho lhes apresentar o novo curta da Filmes Z: A walking in life. Um curta poético sobre o cotidiano da vida. Este trabalhou levou seis meses para ficar pronto. Apesar de ser um curta metragem de pouco mais de seis minutos, foram feitas cinco horas de filmagens. O trabalho de edição foi uma tarefa hercúlea. Seu formato exótico de video - um tanto quadrado ao invés do conhecido retângulo - nos remete a uma janela por onde observamos a vida. Não há uma linearidade no curta ou nas imagens, embora haja relações discretas entre alguns quadros, e desvendá-los pode ser uma tarefa divertida. A walking in life, (Um passeio pela vida) é um trabalho singelo e poético que tenta nos conduzir à beleza do cotidiano de um dia comum. Cabe aos expectadores outras conclusões. Até o próximo curta... Uma excelente comédia que já está na linha de edição.
25 de jul. de 2011
Trilogia do suicídio
Este foi considerado por muitos nosso melhor curta. Algo que não se confirmou em termos de exibição no youtube. Gosto bastante dele, embora veja seus defeitos evidentes. Foi uma boa época para a Filmes Z. Tinhamos uma equipe aparentemente consolidada. Infelizmente as pessoas foram saindo ou fracassando desgraçadamente, projetos foram morrendo. Felizmente a Filmes Z se ergueu - ela sempre se ergue - e agora com novos e dedicados membros desenvolve vários projetos. No ultimo dia 23 de julho tivemos uma grande reunião e o primeiro coquetel da Filmes Z. Artistas e livres pensadores compareceram ao evento o que gerou uma série de discussões sobre os caminhos artisticos desta época e, consequentemente, os projetos da Filmes Z foram postos em escrutínio. Que dia rico! A Filmes Z segue a todo vapor e certamente terá um futuro brilhante. Só tenho a agradecer!
19 de jul. de 2011
Loira do banheiro
Este curta foi produzido com o intuito de participar do festival Celucine. A temática era lendas urbanas brasileiras. Não perdemos tempo e tratamos de falar sobre a lenda urbana mais famosa do Brasil. Apesar de algumas inovações o curta não foi selecionado pelo Celucine. Vendo-o hoje enxergo muitos defeitos e compreendo porque não fomos além. Geramente as pessoas que vêem esse trabalho gostam muito ou o odeiam muito, não há meio termo. Opiniões controversas à parte, este é o nosso vídeo mais visualizado no youtube.
18 de jul. de 2011
Mia
Este curta teve um planejamento maior que o anterior. Não posso dizer que se trata de uma obra prima, mas uma maior preparação trouxe melhores resultados. Aprendemos muito com esse curta tanto com os erros quanto com os acertos. Neste momento a Filmes Z evoluia, tanto em equipamentos quanto nas habilidades dos envolvidos no projeto.
7 de jul. de 2011
Em transe
Este curta foi o primeiro feito com uma equipe. Também houve uma preparação mais elaborada para a produção desse trabalho. Infelizmente a locação não foi das melhores. Alguns acham esse curta de muito mal gosto, mas eu achei uma excelente experiência. A vontade de produzir mais e mais curtas só aumentava!
4 de jul. de 2011
Amigas e amigos
Este curta tem uma peculiaridade. Foi o vencedor do concurso cultural da TV União de Fortaleza. Ficamos em primeiro lugar, aparecemos na TV e ganhamos uma excelente filmadora, um grande incentivo para a produção de novos curtas. Já nesse terceiro trabalho ganhamos um prêmio, isso foi muito bom, mas infelizmente não serviu de incentivo para alguns membros que não permaneceram no grupo
30 de jun. de 2011
Eu, mendigo
Segundo curta da Filmes Z. Este foi feito com cameras digitais e teve um planejamento maior. A partir desse curta foi estabelecido um pequeno grupo de vídeo que continuou de maneira esporádica. Havia poucos membros fixos e as cameras usadas não pertenciam ao grupo. Este trabalho seria realizado em um único dia, mas teve que contar com mais dois extras para a gravação de cenas internas. Foi um bom experimento. Praticamente sem uma equipe de apoio, foi dificil realizar todas as tomadas que o curta requeria.
29 de jun. de 2011
Inclusão digital
Primeiro curta de ficção da Filmes Z. Fizemos alguns vídeos antes, mas todos experimentais e sem nenhuma proposta estética definida. Este curta foi feito com cameras de celulares e representou a realização - ainda que esboçada - do desejo que eu sempre tive de fazer cinema.
Assinar:
Postagens (Atom)
